O Jurujuba Iate Clube foi fundado em 05 de abril de 1958, reconhecido como de utilidade pública pela Deliberação nº 25954 de 30 de março de 1965 pela Câmara Municipal de Niterói, tendo seus Estatutos Sociais registrados no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do Estado da Guanabara, em 20 de junho de 1958 e publicado no Diário Oficial.
Tem como objetivo principal incentivar as atividades náuticas, de vela e de motor e pesca, além de atividades sociais, culturais e esportivas, buscando o exercício do lazer e protegendo o meio ambiente e os recursos renováveis.
O Jurujuba Iate Clube possuía instalada à rua Lauro Sodré, s/nº, no bairro de Jurujuba em Niterói em área adquirida do Sr. Frederico Cavalcante de Mello, e outra administrativa que funcionava inicialmente à rua México, nº 101, sala 903, no Centro do Rio de Janeiro. Teve como primeiro Comodoro o Sr. João Maria Medrado Dias personalidade de grande prestígio no Rio de Janeiro e no Brasil. Na atualidade o cargo de Comodoro é exercido pelo Sr. Manuel Luiz Fernandez, que assumiu a comodoria.
Pertenceram ao quadro social do Jurujuba Iate Clube algumas personalidades do mundo desportivo, político e militar tais como João Havelange, Heleno de Barros Nunes, Acyr da Silveira Bulcão, José Joaquim de Sá Freire Alvim, Odorico Leite Santana, Reinaldo de Mattos Leite entre outros.